sábado, 28 de abril de 2012

É iniciado o II Encontro Regional de Agroecologia da Região Sul em Frederico Westphalen.




Em uma manhã chuvosa, que não afetou a participação dos acadêmicos, deu-se início II Encontro Regional de Agroecologia, o II ERA-Sul. Neste sábado, dia 28 de abril de 2012, as 10hrs e 30 m, nas dependências do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, reuniram-se autoridades, acadêmicos, agricultores para dar início ao evento, que já vem sendo construído desde o primeiro semestre de 2011.
No ato de abertura,  compuseram a mesa o diretor do Colégio Agrícola em Frederico Westphalen, Fernando de Cristo; representante da EMATER, Milton Rossetto; o coordenador Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural – RS, Valmir Michels; representante do Movimento dos Pequenos Agricultores e da Via Campesina, Marcelo Leal e a representante da Comissão Organizadora Mauren Buzzatti.  
A escola do tema foi destacada pelo representante da Emater, que o parabenizou, acrescentando que o evento irá gerar um debate sobre o assunto que está em destaque na região. Milton Rossetto afirma que há uns 10 a 12 anos atrás, houveram investimentos em ação conjunta para se estabelecer políticas públicas, linhas de crédito (custeio, investimento) na tentativa de incentivar os agricultores para que busquem práticas mais sustentáveis, optando assim, em estabelecer a transição para a Agroecologia. O qual foi um projeto curto, mas que em breve, haverá novamente um incentivo de forma gradativa nesta área, buscando capacitações e investimentos na agricultura familiar, dialogando com os conhecimentos dos agricultores, respeitando a lógica da Agroecologia.
Porque estamos aqui? O questionamento levantado por Marcelo Leal, destaca o modelo de educação nas universidades, apontando que este não dá conta de atender os desafios da sociedade, relembrando a luta pelos espaços de formação. “Por isso da necessidade de  nos reunirmos, discutir a Ciência da Agroeclogia”, destaca o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores.
Mauren Buzzatti destaca a importância de todos aproveitarem o encontro para esse aprofundamento na Ciência da Agroecologia. Para que isso seja possível, ela destaca os acordos firmados entre o CAFW e a Comissão Organizadora em nome de todos os participantes de II ERA Sul, para o bom funcionamento do evento.
O Evento conta com a participação de agricultores da região e mais de 300 estudantes dos cursos de Agronomia, Geografia, Direito, Ciências Sociais, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Tecnólogo em Agronegócio, Enologia que é o estudo do vinho, Zootecnia, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nutrição, Biologia, História, Engenharia Florestal, Enfermagem e Jornalismo, vindas das seguintes Universidades: UFRGS, UFPR, UNIPAMPA, UNIJUÍ, UFU, UFFS, UFSM, UEL E UFPEL. Além disso faz-se presente representantes dos estudantes da Colômbia.
 O encontro segue até o dia 01 de maio, com oficinas e painéis que completam a programação deste evento que traz com tema principal a Agroecologia como Ciência.

Equipe de Comunicação do II ERA  Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário