sábado, 17 de março de 2012

Convite à comunidade acadêmica!



Olá batateir@s, floresteir@s e demais estudantes do sul do nosso brasilzão, das áreas de ciências agrárias e outras áreas do conhecimento interligadas, nós estudantes de engenharia florestal e agronomia da UFSM, membros da ABEEF e FEAB temos um convite muito especial para vocês. Entre os dias 28 de abril e 1 de maio de 2012, estaremos realizando o II Encontro Regional de Agroecologia Sul, ou simplesmente o II ERA SUL, como é conhecido.
O ERA é um espaço para inserir nós estudantes, no debate amplo que é a ciência da agroecologia, trazendo a sua contribuição para a sociedade, sendo um modelo realmente sustentável de produção e economicamente viável. Para isso o encontro que estamos organizando com tanto carinho e trabalho, trará debates sobre as questões do campo brasileiro e sua atual realidade baseada no modelo do agronegócio e suas contradições, e também pontuando a agroecologia como uma ciência base para o desenvolvimento rural. Vão rolar espaços que discutam a questão agrária em um viés político/social, passando pela assistência técnica, o modelo de extensão, o ensino nas universidades e claro, como somos tod@s jovens, também discutiremos a questão da juventude e gênero nessa complexa sociedade do século 21.
Para a inserção de estudantes, agricultores e profissionais na prática da agroecologia, o evento vai contar com vivências e oficinas em áreas de pequenos agricultores da região norte do RS e sul de SC em transição agroecológica. Serão muitas opções a disposição, você poderá ver como é feito o trabalho com sementes crioulas nas pequenas propriedades, horto medicinal, conhecer o pastoreio voisin, áreas com introdução de sistemas agroflorestais, produção de mudas nativas e trilha ecológica, entender o que é e como se faz um biofertilizante, ver o trabalho com agrobiocombustíveis...
A Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen espera tod@s vocês, para trocar experiências, conhecer a realidade das outras universidades e dos estudantes, na construção coletiva do conhecimento, seja nos espaços de estudo, vivência, animação e integração que vão rolar em nosso encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário